Provedor de Justiça
Recomendação n.º 3/B/1998
- Data
- 1998-01-01
- Meio processual
- RECOMENDAÇÃO
- Decisão
- Sem resposta
- Emitente
- Ministro das Finanças
- Descritores
Texto integral (3602 palavras)
Ministro das Finanças
RECOMENDAÇÃO Nº 3/ B/98
Proc. R-4910/97
1998.06.18
Área:A3
Sequência: Sem resposta
1. No âmbito da instrução de um processo aberto neste órgão do Estado, apurou- se que os funcionários do
Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais(adiante designado como CMRRC-
Rovisco Pais), se encontram numa situação de desprotecção na assistência à saúde, uma vez que a ADSE se
recusa a considerá- los seus beneficiários de plenos direitos, não liquidando as comparticipações das despesas
que para o efeito lhe vão sendo apresentadas.
2. Esta situação verifica- se desde a entrada em vigor do D.L. n.º 203/96, de 23/10, o qual veio extinguir o
Hospital Rovisco Pais (art. 3º) e criar o referido CMRRC- Rovisco Pais. Este último manteve, no entanto, o
mesmo estatuto jurídico de "pessoa colectiva de direito público dotada de autonomia administrativa e
financeira" (art. 1º, n.º 1), sendo- lhe supletivamente aplicáveis as disposições legais relativas aos
estabelecimentos hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (art. 1º, n.º 2), nomeadamente no que concerne às
comparticipações nos encargos com a assistência na saúde dos seus funcionários (art. 2º, n.º 3, do D.L. n.º
19/88, de 21/1, o qual estabelece, para os hospitais, a dispensa do pagamento de tais encargos e que são
exigíveis à generalidade dos outros organismos autónomos).
3. A ADSE, em defesa da sua posição, invoca que só está obrigada ao cumprimento do disposto no D.L. n.º
118/83, de 25/2 (diploma que rege o esquema de benefícios cuja comparticipação é assegurada por aquele
subsistema) e que o seus arts. 4º e 64º determinam que a ADSE só poderá assumir o pagamento das
prestações devidas por um organismo autónomo (caso do CMRRC- Rovisco Pais) mediante a celebração de
um acordo prévio com a entidade em causa, sem dispensa de liquidação de encargos (condicionalismo este
que o CMRCC- Rovisco Pais não aceita). Mais alega a ADSE que o disposto no n.º 3, do art. 2º do D.L. n.º
19/88, de 21/01, não é susceptível de ser aplicado, uma vez que os diplomas legais aí referidos se encontram
há muito revogados (permito- me juntar fotocópia dos ofícios emanados pela ADSE nos quais transparece a
posição assumida por aquela entidade sobre o assunto).
4. Ora, verifica- se efectivamente que o D.L. n.º 203/96, de 23/10, não regulou especialmente a matéria
relativa à comparticipação nos encargos com a assistência na saúde dos funcionários CMRRC- Rovisco Pais,
pelo que na falta de disposição expressa nesse sentido, é aplicável o regime jurídico dos hospitais (D.L n.º
19/88, de 21/1), o qual, no seu art. 2º, n.º 3 dispõe : "A autonomia financeira a que se refere o n.º 1 do
presente artigo não prejudica o direito dos funcionários hospitalares de serem beneficiários da Assistência na
Doença aos Servidores Civis do Estado, prevista no Decreto Lei n.º 45002, de 27 de Abril de 1963 e Decreto
Lei n.º 45688, de 27 de Abril de 1964, com dispensa das indemnizações por despesas previstas na parte final
do art. 4º do último diploma citado" .
5. É certo que nos termos do disposto no art. 4º do D.L. n.º 118/83, de 25/2 (novo regulamento da ADSE), "o
pessoal dos organismos dotados de autonomia administrativa e financeira (...) só poderá adquirir a qualidade
de beneficiário titular se, cumulativamente:
a) os respectivos organismos tiverem celebrado um prévio acordo com a ADSE onde serão fixadas as
condições respeitantes à atribuição dos benefícios assegurados pela ADSE;
b) não beneficiarem como titulares de qualquer outro regime de natureza igual ou semelhante ao da ADSE;
c) os respectivos organismos assegurarem pelas verbas inscritas nos seus orçamentos privativos os encargos
resultantes da aplicação do previsto na al. a);
d) concorrerem a favor da ADSE a título de comparticipação nas despesas da Administração com um
quantitativo anual por beneficiário inscrito, quer titular quer familiar fixado por despacho do Ministro de
Estado e das Finanças e do Plano".
6. Contudo, se é certo que este regime do art. 4º do D.L. n.º 118/83, de 25/2 é aplicado à generalidade dos
organismos autónomos, não menos certo é que sofre uma excepção no caso dos hospitais ou estabelecimentos
6. Contudo, se é certo que este regime do art. 4º do D.L. n.º 118/83, de 25/2 é aplicado à generalidade dos
organismos autónomos, não menos certo é que sofre uma excepção no caso dos hospitais ou estabelecimentos
similares, de acordo com legislação que especialmente regula esta matéria (art. 2º, n.º 3, do D.L. n.º 19/88 e
art. 1º, n.º 2, do D.L. n.º 203/96) e à qual a ADSE também está vinculada.
7. E tanto assim é que a ADSE tem reconhecido à generalidade dos estabelecimentos hospitalares do país o
direito de isenção de encargos, não lhes exigindo a celebração de qualquer acordo. Aliás, de facto reconhece
aos funcionários dos hospitais a qualidade de beneficiários de plenos direitos, liquidando- lhes as respectivas
comparticipações nas despesas de saúde.
8. Como V.Exa. compreenderá, não cabe aqui pronunciar- me sobre o mérito da norma constante do referido
art. 2º, n.º 3, do D.L. n.º 19/88, de 21/1 e, consequentemente, sobre o regime de excepção que dessa norma
resulta para os hospitais e estabelecimentos similares (como o CMRRC- Rovisco Pais). Assim, perante o
quadro legal existente, é com natural perplexidade que encaro a posição assumida pela ADSE perante o
CMRRC- Rovisco Pais.
8.1. Em primeiro lugar, não pode ignorar- se que o CMRRC- Rovisco Pais se rege, na parte não prevista no
D.L. n.º 203/96, "... pelas disposições legais aplicáveis aos estabelecimentos hospitalares do Serviço Nacional
de Saúde" (art. 1º n.º 2), pelo que não existindo qualquer norma legal que regule especialmente a situação dos
encargos com a saúde dos funcionários daquela instituição, aplica- se automaticamente o disposto no referido
art. 2º, n.º 3, do D.L. n.º 19/88. Acresce, aliás, que a situação do pessoal daquele estabelecimento público de
saúde se encontra claramente definida no próprio art. 4º do D.L. n.º 203/96, o qual transitou, "na mesma
situação", do Hospital de Rovisco Pais para o CMRRC- Rovisco Pais. Ora, se antes da criação do CMRRC-
Rovisco Pais, a ADSE suportava os encargos com a saúde dos respectivos funcionários e se a ADSE continua
a assegurar tais encargos com os funcionários dos diferentes estabelecimentos hospitalares do país, não se
compreende - nem com justiça se pode aceitar - que a ADSE se recuse a fazê- lo, agora, no caso do CMRRC-
Rovisco Pais. Afinal, esta última entidade goza da mesma autonomia administrativa e financeira que os
restantes estabelecimentos hospitalares do país (cfr. art. 1º, n.º 1 do D.L. n.º 203/96 e art. 2º, n.º 1, do D.L. n.º
19/88). Não se compreende nem se aceita a existência desta dualidade de critérios por parte da ADSE.
8.2. Em segundo lugar, não procede o argumento invocado pela ADSE no sentido de que o art. 2, n.º 3, do
D.L. n.º 19/88 não é aplicável , uma vez que o mesmo remete para legislação revogada. É certo que à data da
publicação do D.L. n.º 19/88 (ou seja, em 21.01.1988) o D.L.n.º 45002, de 27.04.63 e o DL n.º 45688, de
27.04.64, a que se alude naquele diploma, já se encontravam revogados. Contudo, só por mero lapso se pode
compreender o facto de o legislador ter referido diplomas legais que à data se encontravam revogados, uma
vez que parece inequívoca a intenção e o espírito do legislador, no sentido da não aplicação aos hospitais do
dever de indemnização à ADSE pelos encargos com a saúde dos seus funcionários. A não ser assim, qual o
sentido útil do n.º 3 do art. 2º do D.L. n.º 19/88?
Como já tive oportunidade de referir, a norma em causa foi literalmente transposta do D.L. n.º 129/77, de 2.04
(com a redacção dada pelo D.L. n.º 476/77, de 14/11), quando ainda estavam em vigor os referidos D.L.n.º
45002, de 27.04.63 e DL n.º 45688, de 27.04.64. Estes vieram a ser revogados e substituídos,
respectivamente, pelo D.L. n.º 476/80, de 15/10 e pelo D.L. n.º 118/83, de 25/2 que, sobre esta matéria
específica, nada de novo acrescentaram ao estipulado nos diplomas legais revogados.
Assim, conclui- se facilmente pela existência de lapso grosseiro na redacção do referido art. 2º, n.º 3, do D.L.
n.º 19/88: o texto da lei não encontra clara correspondência no espírito do legislador, sendo certo que este,
porém, pretendeu manter o mesmo regime (até então vigente) de isenção de encargos para os hospitais e
instituições similares. Assim, tendo em atenção o disposto no art. 9º do Código Civil, bastará o simples
recurso a uma interpretação correctiva da referida norma para se alcançar o escopo real e final da mesma . Na
interpretação das leis tem de partir- se do pressuposto que o legislador não cria normas inúteis e sem sentido.
Ora, a posição da ADSE sobre o assunto fica necessariamente confrontada com este problema e
irremediavelmente prejudicada pela tábua rasa que faz da aplicação do art. 9º do Código Civil. Para além da
incongruência em que a sua própria actuação se traduz, uma vez que perante uma mesma norma jurídica
utiliza uma dualidade de critérios na sua aplicação: aos hospitais propriamente ditos não exige a celebração de
qualquer acordo nem os encargos previstos no art. 4º do D.L. n.º 118/83, reconhecendo os respectivos
funcionários como beneficiários de plenos direitos; ao CMRRC- Rovisco Pais, com o mesmo estututo jurídico
dos hospitais e a quem é aplicável o mesmo regime (cfr. art. 1º, n.º 2, do D.L. n.º 203/96, de 23/10), já a
ADSE não reconhece tal direito.
9. Como V.Exa. por certo compreenderá, a situação de desprotecção na saúde que entretanto se verifica com
os funcionários do CMRRC- Rovisco Pais revela- se, assim, preocupante, urgindo, por isso, que a legalidade e
a justiça sejam repostas. Assim sendo, ao abrigo do disposto no art. 20º, n.º 1 al. b) da Lei n.º 9/91, de 9/4, e
considerando a urgência que a resolução da situação de desprotecção social impõe, RECOMENDO
a) que seja estabelecida uma interpretação correctiva do art. 2º, n.º 3 do D.L. n.º 19/88, no sentido atrás
exposto, por forma a assegurar que essa norma seja efectivamente aplicada pela ADSE;
b) que, em conformidade como o disposto no art. 1º, n.º 2 do D.L. n.º 203/96, de 23/10 - e em face da
interpretação correctiva recomendada na al. a) - sejam transmitidas aos serviços da ADSE as necessárias
instruções por forma a que os funcionários do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro -
Rovisco Pais tenham, por parte da ADSE, idêntico tratamento àquele que é assegurado aos funcionários dos
restantes estabelecimentos hospitalares do país;
c) que sejam transmitidas aos serviços da ADSE as necessárias instruções por forma a que sejam pagas todas
as legais comparticipações das despesas de saúde que os funcionários do Centro de Medicina de Reabilitação
da Região Centro - Rovisco Pais entretanto apresentaram e foram recusadas pela ADSE, bem como as
comparticipações relativas a despesas futuras.
O PROVEDOR DE JUSTIÇA
Menéres Pimentel
_________________________________________________________________
Senhor Ministro das Finanças
Número: 3/ B/98
Processo: 4910/97
Em 18 de Junho de 1998 dirigi a Vossa Excelência a Recomendação n.º 3/ B /98 sobre o assunto supra
referenciado.
Através do ofício com a referência n.º ... (procº ... / Ent. ... /98), datado de ... de 1998, proveniente do gabinete
de Sua Excelência o Secretário de Estado do Orçamento, fui informado do não acatamento da referida
recomendação, através de um despacho daquele membro do Governo sustentado por um parecer emitido, para
o efeito, pela Direcção- Geral de Protecção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública.
Contudo, face à gravidade da situação criada aos funcionários do CMRRC- ... e à incongruência dos
fundamentos sustentados no parecer que enformou o despacho do Senhor Secretário de Estado do Orçamento,
venho, por este meio, formular a reiteração da minha Recomendação, o que faço nos termos e com os
fundamentos seguintes:
1. O parecer que sustenta o despacho de concordância do Senhor Secretário de Estado do Orçamento assenta,
em síntese, nos seguintes pressupostos:
1.1. A interpretação correctiva não é admitida pelo nosso sistema jurídico ou, pelo menos, a admitir- se, a
mesma não é susceptível, por si só, de resolver o caso concreto do CMRRC- ... .
1.2. O D.L. n.º 118/83, de 25/2 revogou o D.L. n.º 45688, de 27/04/64, apresentando uma formulação para o
problema diferente da que constava do diploma legal revogado.
1.3. O D.L. n.º 118/83, de 25/2, que regulamenta o funcionamento e o esquema de benefícios da ADSE, já
estava em vigor à data da publicação do D.L. n.º 19/88, de 21/1, relativo ao estatuto dos hospitais do Serviço
Nacional de Saúde.
1.4. Em nenhuma circunstância deixou de ser assegurada a assistência na saúde aos funcionários do
CMRRC-... através dos hospitais públicos e dos médicos convencionados.
1.4. Em nenhuma circunstância deixou de ser assegurada a assistência na saúde aos funcionários do
CMRRC-... através dos hospitais públicos e dos médicos convencionados.
2. Considerando que são os legítimos interesses dos funcionários do CMRRC-... que estão em causa, começo
por me debruçar sobre o último dos argumentos avançados pela ADSE. Como referi, entende esta instituição
que àqueles funcionários está garantida a protecção na saúde através dos hospitais públicos e dos médicos
convencionados.
Contudo, resulta à evidência que os mesmos estão excluídos do exercício do direito à assistência em regime
livre (a ADSE admite- o implicitamente, o que, aliás, é corroborado pelas informações recolhidas no âmbito
da instrução do processo existente neste órgão do Estado, segundo as quais a ADSE estaria a devolver aos
funcionários em causa todos os recibos de despesa de saúde, recusando- se, consequentemente, a
comparticipá- los).
Esta restrição imposta pela ADSE é discriminatória e, por isso, abusiva. Efectivamente, ao contrário dos
outros funcionários e agentes da Administração Pública, os funcionários do CMRRC- ... , descontando
mensalmente para a ADSE o mesmo que a generalidade dos outros trabalhadores da função pública, vêem- se
impedidos de recorrer ao regime livre da assistência na saúde.
Mas tal restrição é ainda discriminatória face aos funcionários dos hospitais públicos, com o mesmo estatuto
que os funcionários do CMRCC-... (art. 1º, n.º 2, do D.L. n.º 203/96, de 23/10), a quem é reconhecido, na
prática, a cobertura total por parte da ADSE, o que esta não deixa de reconhecer no seu parecer: "(...) a ADSE
sempre tem contestado a aplicabilidade da norma constante do n.º 3 do artigo 2º do Decreto- Lei n.º 19/88, 21
de Janeiro no que toca aos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, mau grado a situação de facto existente
(...) ".
Afinal, de acordo com os critérios da ADSE, uma mesma norma jurídica (art. 2º, n.º 3, do D.L. n.º 19/88, de
21/1) é susceptível de criar aos seus destinatários dois tratamentos diferenciados.
Conclui- se, assim, que os princípios da legalidade, da igualdade e da justiça, são irrelevantes e perfeitamente
contornáveis para a ADSE, tendo em atenção os seus interesses (que não o próprio interesse público) e não os
interesses dos beneficiários que para ela descontam.
3. A minha Recomendação apontava de facto para que fosse adoptada a interpretação correctiva do art. 2º, n.º
3, do Decreto- Lei n.º 19/88, de 21/1, aplicável ao CMRRC-... por força do disposto no art. 1º, n.º 2, do
Decreto- Lei n.º 203/96, de 23/10. Ao contrário do que refere a ADSE, a interpretação correctiva não está
excluída do nosso sistema jurídico (art. 9º do Código Civil).
A doutrina dominante assim se pronuncia, o que a ADSE não deixa, aliás, de reconhecer no seu parecer. Para
além da doutrina citada na minha Recomendação, bastará também acompanhar o pensamento de BAPTISTA
MACHADO (1): "A letra (o enunciado linguístico) é, assim, o ponto de partida. Mas não só, pois exerce
também a função de um limite, nos termos do art. 9º, 2; não pode ser considerado como compreendido entre
os sentidos possíveis da lei aquele pensamento legislativo (espírito, sentido) �que não tenha na letra da lei
um mínimo de correspondência verbal, ainda que imperfeitamente expresso�.
Pode ter de proceder- se a uma interpretação extensiva ou restritiva, ou até porventura a uma interpretação
correctiva, se a fórmula verbal foi sumamente infeliz, a ponto de ter falhado completamente o alvo. Mas,
ainda neste último caso, será necessário que do texto "falhado" se colha pelo menos indirectamente uma
alusão àquele sentido que o intérprete venha a acolher como resultado da interpretação".
4. É certo que à data da publicação do D.L. n.º 19/88 (ou seja, em 21.01.1988) o D.L.n.º 45002, de 27.04.63 e
o DL n.º 45688, de 27.04.64, a que se alude naquele diploma, já se encontravam revogados.
Contudo, conforme tive oportunidade de referir na Recomendação, só por mero lapso se pode compreender o
facto de o legislador ter referido diplomas legais que à data se encontravam revogados, uma vez que parece
inequívoca a intenção e o espírito do legislador, no sentido da não aplicação aos hospitais do dever de
indemnização à ADSE pelos encargos com a saúde dos seus funcionários.
A não ser assim, qual o sentido útil do n.º 3 do art. 2º do D.L. n.º 19/88? Não parece oferecer quaisquer
dúvidas que a ratio legis da norma jurídica em causa é a de permitir que, não obstante o facto de serem
A não ser assim, qual o sentido útil do n.º 3 do art. 2º do D.L. n.º 19/88? Não parece oferecer quaisquer
dúvidas que a ratio legis da norma jurídica em causa é a de permitir que, não obstante o facto de serem
entidades públicas dotadas de autonomia administrativa e financeira,os hospitais e estabelecimentos similares
(como o CMRRC-...) estariam dispensados do pagamento das indemnizações à ADSE relativas às despesas de
saúde dos respectivos funcionários.
Ou seja, o legislador, através de uma formulação imperfeita quis pura e simplesmente manter o quadro de
excepção para aquele tipo de entidades (2). O n.º 3 do art. 2º do D.L. n.º 19/88 mais não é do que uma norma
excepcional face ao regime geral consagrado no D.L. n.º 118/83 (concretamente no seu art. 4º), sobrepondo-
se, como e enquanto norma excepcional, à norma geral insíta no referido art. 4º do D.L. n.º 118/83. A ADSE
deve- lhe, por isso, total obediência. E se é certo que a ADSE admite, na prática, a aplicabilidade de tal norma
aos hospitais públicos, já outro tanto não se verifica, infundadamente, com o CMRRC- ... que detém o mesmo
estatuto que os hospitais públicos (art. 1º, n.º 2, do Decreto- Lei n.º 203/96, de 23/10).
Face ao exposto, também é destituído de qualquer relevância o argumento expendido pela ADSE referido em
síntese no ponto 1.3. deste ofício, ou seja, face à natureza excepcional da norma em causa (art. 2º, n.º 3, do
D.L. n.º 19/88), carece de total relevância que o D.L. n.º 118/83 (que regulamenta os benefícios da ADSE) já
estivesse em vigor à data da publicação do aludido D.L. n.º 19/88. Aliás, ao contrário da conclusão que a
ADSE procura retirar, o facto de a norma em crise ser não só posterior mas também excepcional, permite que
se entenda, por maioria de razão, que ela se sobrepõe às normas gerais constantes do D.L. n.º 118/83.
5. Como tive oportunidade de referir na minha Recomendação, não está em causa pronunciar- me sobre a
bondade ou o mérito da norma de excepção contida no aludido n.º 3 do art. 2º do D.L. n.º 19/88. Ela existe no
nosso ordenamento jurídico e como tal a sua observância é incontornável.
Na resposta à minha Recomendação, o parecer da ADSE refere que a norma em causa está a ser objecto de
reapreciação por parte das respectivas Tutelas, mas tal não tem a virtualidade de afastar a sua aplicabilidade
enquanto a mesma estiver em vigor.
6. Face a todo o exposto, e como Vossa Excelência por certo compreenderá, a fundamentação apresentada
para o não acatamento da minha Recomendação não é razoável e, em última instância, ignora a clara violação
dos princípios da legalidade, da justiça e da igualdade por parte da ADSE. Justifica- se, assim, que
REITERE
a Vossa Excelência a Recomendação n.º 3/ B/98, por forma a que seja resolvido o grave problema vivido
pelos funcionários do CMRRC-... que merecem assistência idêntica à que é assegurada aos funcionários dos
restantes hospitais públicos.
Com o pedido de que, com a máxima brevidade possível, me seja comunicada a posição que vier a ser
assumida relativamente à presente reiteração da Recomendação n.º 3/ B/98 (art. 38º, n.ºs 2 e 3, da Lei n.º 9/91,
de 9/4).
O PROVEDOR DE JUSTIÇA
JOSÉ MENÉRES PIMENTEL
Recomendação sem resposta
(pedido de parecer ao Conselho Consultivo da PGR)
_______________________________________________________
(1) "Introdução ao Direito e ao Discurso Legitimador", Almedina; 1983, p. 188 e seguintes.
(2) Demonstra- se, por isso, como totalmente irrelevante, o argumento expendido pela ADSE referido em
síntese no ponto 1.2. deste ofício. A formulação para o problema dos organismos autónomos constante do
D.L. nº 45688, de 27.04.64,não é substancialmente diversa daquela que veio a ser acolhida pelo D.L. nº
(2) Demonstra- se, por isso, como totalmente irrelevante, o argumento expendido pela ADSE referido em
síntese no ponto 1.2. deste ofício. A formulação para o problema dos organismos autónomos constante do
D.L. nº 45688, de 27.04.64,não é substancialmente diversa daquela que veio a ser acolhida pelo D.L. nº
118/83, de 25.02, que o revogou. De qualquer modo, mesmo que o fosse tal não teria a virtualidade de se
sobrepor ao disposto no art.2º, nº 3, do D.L. nº 19/88, dada a natureza da norma jurídica em causa:
excepcional e posterior. Afinal, bem ou mal - não me cabe aqui apreciar -, o legislador quis excluir aquelas
entidades da regra geral da comparticipação nos encargos com as despesas de saúde.